Sobre nós
Bem-vindo
Breve história da Olaria
A manufatura de objetos do barro e o surgimento de oficinas de oleiro ocorreu no período neolítico, quando os povos ou sociedades iniciaram a confeção de instrumentos mais sofisticados para resolver o problema do armazenamento ou do preparo dos produtos oriundos da produção agro-pastoril, principal característica da revolução neolítica.
A nossa História
A tradição de trabalhar o barro na Asseiceira, iniciou-se há algumas gerações atrás, pois várias famílias faziam deste ofício o seu modo de subsistência, aproveitando as potencialidades do solo argiloso desta região.
A família Figueiredo, à qual orgulhosamente pertencemos, iniciou este trabalho há três séculos atrás. Um pouco por toda a terra foram desenvolvendo as suas oficinas de olaria, inicialmente dedicando-se à produção de potes de barro e posteriormente estendendo a sua produção à loiça utilitária e aos púcaros para a resina.
Um dos sócios da empresa, José Miguel Figueiredo aprendeu este ofício com o seu pai, Américo de Oliveira Figueiredo, mantendo esta tradição até aos dias de hoje, mas especializando-se apenas no fabrico de potes de barro, assumindo assim o papel de talheiro, em nome individual.
Em 2001, a empresa Talhas, Herança e Tradição, Olaria Lda. é registada, permanecendo informalmente conhecida como Casa das Talhas. Com a criação desta nova empresa, surgiu também uma nova área de negócio, o comércio de plantas e utensílios de jardinagem.
Em 2017, após o falecimento de Américo de Oliveira Figueiredo, o seu filho muda as instalações da sua empresa para a antiga loja do seu pai e expande-a, passando a comercializar também loiça utilitária e de decoração.
Esta empresa manteve sempre o seu cunho familiar, sendo atualmente liderada pelos sócios José Miguel Figueiredo e a sua esposa, Ana Maria Rebelo.